Ensino de Tecnologia em Redes de Computadores

PLANO DE ENSINO



SEMESTRE: 2009.2 CURSO: Tecnologia em Redes de Computadores
DISCIPLINA: Tecnicas de Consultoria
PROFESSOR (A): Fabio Costa Ferrer, M.Sc.
CÓDIGO: SI20 CARGA HORÁRIA: 4h Semanal / 88h Total

1. EMENTA

Consultoria Organizacional: conceitos e evolução; O consultor: papel, perfil e relação com o cliente; Tipos de Consultoria: consultoria interna x consultoria externa; Contratação dos serviços de consultoria; Projeto de Consultoria; Administração e manutenção dos serviços de consultoria; Melhoria contínua dos serviços de consultoria.

2. OBJETIVO(S)

2.1. Geral Compreender os aspectos envolvidos numa consultoria empresarial: contratação, interação empresa x consultor, metodologia e resultados. 2.2. Específicos - Entender o papel das consultorias para as organizações; - Compreender os aspectos básicos de um serviço de consultoria; - Desenvolver características de um agente de mudanças na empresa.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (DIVIDIDO POR UNIDADES)

Unidade I

1. Consultoria Organizacional 1.1. Conceitos básicos; 1.2. Evolução e tendências da consultoria; 1.3. Como e onde atua o consultor; 1.4. Princiapis atividades desempenhadas pelo consultor. 2. A profissão do consultor organizacional 2.1. Como tornar-me um consultor? 2.2. Características essenciais de um consultor; 2.3. Competências e habilidades do consultor; 2.4. O consultor como agente de mudanças 2.5. Ética e profissionalismo do consultor. 3. Tipos de Consultoria 3.1. Tipos de consultoria; 3.2. Consultoria Externa e interna; 3.3. Vantagens e desvantagens do consultor interno; 3.4. Vantagens e desvantagens do consultor externo.

Unidade II

4. Contratação dos serviços de consultoria 4.1. Devo contratar um serviço de consultoria? 4.2. Consultor versus cliente; 4.3. Elaboração da proposta e plano de trabalho; 4.4. Cronograma de atividades; 4.5. Elaboração de contrato. 5. Administração de manutenção dos serviços de consultoria 5.1. A importância do envolvimento e participação das pessoas; 5.2. Instrumentos e métodos de coleta de dados; 5.3. Indicadores de desempenho e resultados; 5.4. Análise e tabulação dos dados; 5.5. Plano de ação; 5.6. Melhoria contínua dos serviços de consultoria. 6. ESTUDOS DE CASOS

4. PROCEDIMENTO(S) METODOLÓGICO(S)

- Aulas teóricas expositivas; - Dinâmicas em sala de aula; - Simulações; - Estudos de casos; - Projetos interdisciplinares e prática profissional; - Trabalhos individuais e em grupo; - Seminários.

5. RECURSOS

- Quadro branco, Slides, computador, projetor multimídia; - Livros e artigos.

6. AVALIAÇÃO

Unidade I

Prova escrita - 60%
Listas de exercícios - 40%

Unidade II

Prova escrita - 40%
Trabalho em grupo - 40%
Listas de exercícios - 20%

7. MATERIAL

8. REFERÊNCIA BÁSICA

9. REFERÊNCIA COMPLEMENTAR